Síndrome da Imunodeficiência Adquirida causada pelo vírus HIV, conhecida mundialmente como AIDS, doença que destrói lentamente o sistema de defesa do organismo humano. A AIDS é uma doença vista com muito preconceito e descaso, há quem diga que está é a doença dos homossexuais e garotas de programa, que somente pessoas que possuem vários parceiros adquirem o vírus. Algum absurdamente terrível de escutar.
Portanto sabemos que não é correto dizer que a AIDS atinge um grupo restrito, ela pode está em qualquer pessoa, que tenha feito relações sexuais sem proteção. Porém não adianta ficar paranóico e não querer se relacionar com ninguém, até mesmo por que solidão mata.
Tudo na vida é responsabilidade, está é a palavra chave para a prevenção da AIDS, para combater a epidemia, não é deixar de se apaixonar, de se entregar a outra pessoa, mas sim fazer tudo isso com responsabilidade e segurança.
Todos sabem que a AIDS mata e com ela ninguém brinca. Pode parecer cruel, mas é assim que ela age, vem sem piedade e te destrói aos poucos. Então para que facilitar se você pode prevenir, é como diz o ditado “Melhor prevenir do que remediar”, parece clichê utilizar está frase, assim como também é dizer “transe com camisinha”,porém não deixam de ser realidade.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença, não deixe que momentos de irresponsabilidade comprometam sua vida, lembre-se sempre com a AIDS não se brinca. Transou sem proteção procure um médico faça o teste de sorologia, não deixe a dúvida te corroer e machucar os outros.
Respeite-se e respeite o seu companheiro previna-se use camisinha.
Saiba como o HIV é transmitido
O HIV pode ser transmitido através de contato com o sangue, esperma e seceção vaginal .
· Pela transfusão de sangue contaminado;
· Pelo uso compartilhado de seringas e agulhas contaminadas;
· Em relações sexuais desprotegidas (oral, vaginal e anal).
· Da gestante soropositiva para o bebê, na gestação, no momento do parto e na amamentação.
Assim o HIV não transmitido
· Por picadas de insetos;
· Pela doação de sangue;
· Pela utilização de banheiros públicos, piscinas, transportes coletivos, talheres,roupas de banho;
· Pelo abraço, aperto de mão ou beijo das pessoas portadores do vírus HIV.
TeTexto: Ana Bastos
FFoto: sxc.hu
FFoto: sxc.hu
0 comentários:
Postar um comentário